AMME - Ação Missionária dos Militares Evangélicos - DF

"Bem aventurança em servir"

FUNCIONAMENTO

Você está em: Home | Funcionamento

Como Funciona a Capelania da PMDF?


A Portaria PMDF Nº  790 e, mais especificamente a Portaria PMDF Nº 923, estabelecem os critérios de funcionamento do Serviço de Assistência Religiosa. Seguem algumas características:

- As Capelanias possuem unidade administrativa e autonomia no aspecto religioso. O trâmite administrativo, de projetos, planejamento etc é   único. Há uma unidade institucional e estratégica na capelnia. Todavia, um capelão, ainda que no exercício da chefia, não interfere nas ações de outro, no que diz respeito ao aspecto propriamente religioso.

- Todas as atividades são realizadas em ambiente de respeito e tolerância às demais crenças e denominações religiosas, não sendo permitido proselitismo, fanatismo e aliciamento.

- Semanalmente, as Capelanias realizam Momentos com Deus nos Quartéis, postos policiais e em liberações de policiamento. Presta assistência religiosa nos cursos de formação e desenvolve seus programas de visitação hospitalar, prisional e domiciliar.  Conforme a necessidade, sá realizados atendimentos pastorais nas sedes das Capelanias ou nos quartéis, bem como a assistência em caso de falecimento ou ocorrências de vulto envolvendo policiais.
 

- Programas de destaque:

CURSOS PARA A FAMÍLIA POLICIAL: realizados semestralmente sob coordenação da Capelania Evangélica, os Cursos Homem Ao Máximo, Mulher Única, Aliança - Casais, Como Criar Seus Filhos e Crown - Finanças, já atenderam centenas de policiais militares e familiares, apresentando excelentes resultados para prevenção de suicído, violência doméstica, endividamento, dentre outros.

Foto 

PROJETO SENTINELA: realizado pelas Capelanias em parceria com o Centro de Assistência Social. Trata-se de uma iniciativa de prevenção ao suicídio e outros transtornos mentais, na qual os líderes colaboradores da Capelania nas Unidades da PMDF são capacitados para identificar situações de risco e fazer os devidos encaminhamentos à rede de apoio da Corporação.

Foto

CASAMENTO COMUNITÁRIO: coordenado pela Capelania Católica, essa atividade ocorre anualmente envolvendo dezenas de casais em que pelo menos um dos cônjuges seja policial militar e milhares de expectadores, dentre colegas de trabalho e familiares.

Foto